terça-feira, 29 de novembro de 2016

A IMAGEM E O HOMEM, O HOMEM A IMAGEM DE DEUS.

Não fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura, nem estátua, nem poreis pedra figurada na vossa terra, para inclinar-vos a ela; porque eu sou o SENHOR vosso Deus. Levítico 26:1

O homem sempre precisou da matéria, mesmo porque o homem é material, logo, sempre precisou de imagens, esculturas, fotografias, filmes e ou qualquer coisa que pudesse simbolizar sua presença, assim como a presença de Deus é tentada ao longo das eras ser desenhada pelo homem.
O homem sempre precisou ver para crer, na sua maioria, muitos dizem crer em Deus, dizem mesmo até Amá-lo, porém, creem no que ouvem falar ou no que lhes foi ensinado, creem na sua imaginação e seguem suas vidas, sem dar-se conta que ela acaba no mesmo instante que piscamos os olhos, assim, morrem sem crer realmente, sem conhecer realmente a Deus, e muitos, tristemente, morrem praticando a religiosidade que por sua vez, substitui a Deus em suas crenças.
Vale lembrar que: A religião se faz importante, a religiosidade vivida não, pois o evangelho esta acima da fé, a igreja esta acima da religião, entretanto a religião se faz necessária para que se edifique a igreja.
Os ritos praticados nas religiões não nos leva a Deus, não nos leva a Cristo e sim a fé, a fé praticada, vivida, comungada, esta é que nos leva a Deus e Deus somente se acessa mediante A PALAVRA e a Palavra de DEUS, está na bíblia e nos corações dos homens que O buscam, Logo, uma pessoa completamente analfabeta, que nem mesmo o nome sabe assinar, pode nos ensinar e ensinar a mestres quanto a Palavra de Deus, desde que ela esteja disposta a seguir a pureza da fé em seu coração, com discernimento pelo Espírito Santo, a exemplo dos apóstolos e dos santos.
Então nós somos privilegiados, posto que sabemos ler e escrever, e temos a capacidade de discernir, mais este discernimento pode também nos levar a outras vias, vias esta que ao invés de nos aproximar de Deus, afasta-nos.
O homem precisa erigir imagens de si para mostrar sua grandeza, Deus não! O homem precisa mostrar que é grande, e para isso, cria-se estatuas e erguem se monumentos, e Deus não precisa e tampouco aceita tais.
Um exemplo disso são os facínoras humanos que se auto proclamaram heróis de seu povo, como os antigos romanos, gregos, babilônicos, e mesmos os monstros de nossa era como os velhos comunistas que tiveram suas estatuas espalhadas por onde desgraçaram sua gente, como Lenin, Stalin, Fidel, Chê, Mao, entre tantos outros que tentaram se imortalizar,  Porquanto o coração deste povo está endurecido, e com os ouvidos ouviram pesadamente, e fecharam os olhos, para que nunca com os olhos vejam, Nem com os ouvidos ouçam, Nem do coração entendam, E se convertam, E eu os cure.           Atos 28:27   
Deus ao contrário, jamais quis uma imagem de Si, ou mesmo ter Seu Santo Nome proclamado de forma vã. ( E aqui abro o parênteses para que possamos falar brevemente sobre chamar Deus em vão) :
Deus quando fala a Moisés a primeira vez e é interpelado sobre Seu nome ELE diz apenas EU SOU, amados! Hoje é comum ouvir o nome de Deus ser proclamado a todo canto de forma vã e perversa, numa narrativa de futebol, num filme violento, num filme pornográfico, por nós mesmos de maneira descuidada enfim, Chamamos o nome de Deus como chamamos nossos cães e gatos e isso é errado, é pecado, é vil.
Assim como a imagem de Deus não deveria ser ensaiada, logo, não pode haver imagem santa de Deus, porque Deus abomina as imagens, e porque o faz, o faz por esta acima de tudo e nada, nada poderá representa-Lo, logo, Deus não precisa da vaidade humana para ser imortalizado no barro, no cimento, na madeira, no ouro, no jaspe, Deus quer apenas que tenhamos fé, e amor por ELE, que transformará em adoração pura a medida que compreendemos quem somos, e quem Deus é.
Deus não pode ser chamado inutilmente por nós, porque Deus atende a cada um, logo, a blasfêmia que promovemos quando o chamamos em vão é para Deus uma ofensa. Deus quer que o louvemos, que o amemos, que conversemos com ELE como fazemos com nossos amigos, pais, irmãos, quer que dialoguemos com ELE, mediante o estudo de Suas Palavras, imortalizadas nas escrituras e mediante nossas orações ou mesmo na informalidade do bate papo, (quando conversamos em pensamentos) ao nos expor para Deus, nos abrimos a ELE, e uma vez exposto a Deus, através da presença de JESUS CRISTO, através da pessoa de JESUS CRISTO sempre, porque Jesus Cristo é Deus, assim como o Espírito Santo, que é a pessoa que nos acompanha ininterruptamente desde que não nos afastemos Dele, por graça de Deus e Amor de Cristo, que possibilitou a presença do Espírito Santo de Deus em nós, é que caminhamos mediante a fé.
Logo, é impossível criar uma imagem de Deus senão em nós mesmos, é impossível criar uma imagem de Jesus Cristo senão em nós mesmos, é impossível criar uma imagem do Espírito Santo senão em nós mesmos, e somente podemos criar esta imagem se nos entregarmos verdadeiramente a fé.
Claro que somos pecadores, mais a medida que dizemos não ao pecado, a medida que dizemos não as práticas do mundo, vamos nos moldando a imagem de Deus, nos transformando em grandes homens a medida que nos diminuímos em detrimento de nossos irmãos e irmãs. É necessário que ele cresça e que eu diminua. João 3:30  E isso faz-se necessário para que Deus se mostre através de nós, em nossas ações, em nossas palavras, em nosso amor uns pelos outros.
Quando pensamos nos homens, queremos imortalizar o homem pelos seus feitos, quanto a Deus, este não precisa ser imortalizado, porque já o é, entretanto, Deus quer que O amemos de todo coração.

O maior de todos os homens se fez menor, Jesus Cristo, o maior de todos os profetas se fez menor, João Batista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário