domingo, 3 de janeiro de 2016

E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi. Gênesis 1:27-30

Eis que vos dou toda erva e fruto para mantimento, observem que nos primórdios da criação, Deus não criou nada para que fosse derramado sangue, para nosso alimento, ervas e frutos, então onde entra a matança pelo alimento?
Surge exatamente no pecado de Adão, no pecado original.
E fez o Senhor Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu. Gênesis 3:21



Claramente a bíblia aqui nos diz que Deus fez túnicas de peles para Adão e Eva logo após o pecado original, ou seja, houve então a primeira morte, ( neste primeiro sacrifício de sangue, para tecer as vestes de Adão e Eva origina-se a salvação da obra de Deus, que somos nós, neste momento o plano de Deus inicia-se com o sacrifício de Seu Filho para a remissão de nossos pecados, ou seja, o derramamento de sangue de um inocente para que o pecado original assim como todos os pecados que originaram-se dele, fossem apagados.  Houve então uma nova aliança dentro da primeira aliança com os homens, pois as primeiras alianças eram de que o homem dominaria sobre os seres viventes, esta nova aliança, se faz necessária para que Adão e Eva não sejam obrigados a sucumbir diante do pecado, pois, Deus sendo puro de amor não queria matá-los, mesmo tendo o universo como testemunha da aliança posta no centro dos jardins de que quem da árvore comesse, morreria, Logo se assim não fosse Adão e Eva teriam morrido logo em seguida a terem comido da árvore. Pois assim esta escrito:
E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gênesis 2:16,17



Notadamente Adão não morreu assim que comeu do fruto, muito pelo contrário foi repreendido e julgado por Deus naquele momento, sendo amaldiçoado a morrer assim como a mulher não sem antes sofrer, trabalhar e enfrentarem as agruras da vida que teriam de viver, logo ao lermos a bíblia entenderemos que houve uma aliança entre Deus e Adão, para que o mesmo não fosse morto instantaneamente como previu o diabo, frustrando-o, e porque isso, certamente porque Deus sabia que Adão sofreria a tentação e provavelmente cairia na mesma, pois, o diabo já havia sucumbido no mesmo engano. Ou seja o de querer ser igual a Deus.
Erro este que persiste aos séculos e milênios, desde que Adão caiu em tentação, alias a tentação a qual Adão sucumbiu, foi a mesma tentação a qual Jesus Cristo saiu vitorioso, colocando o diabo aos seus pés em definitivo. E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gênesis 3:15



O pecado origina-se, Adão cai e de lá para cá como seres espirituais em nada mudamos, pouca coisa mesmo, não diferimos daqueles que zombaram de Abraão, dos que zombaram de Noé, dos que foram destruídos em Sodoma e Gomorra, assim como não diferimos daqueles que gritavam SOLTEM A BARRABAS, como seres espirituais, posso até dizer que pioramos em muitos os sentidos, pois, hoje temos o conhecimento que os antigos não tinham.

Ainda hoje a matança prossegue, a matança continua, a frieza de nossos corações ganham proporções alarmantes dia após dia, não desprendemos tempo para as coisas de Deus e queremos viver neste mundo como se fossemos eternos.
Mantemos as nossas mãos sujas de sangue inocente quando compactuamos com o consumo daquilo que é ilegal e provoca uma verdadeira guerra em nossas nações, vitimando centenas de milhares de pessoas todos os anos, que é o CONSUMO DE DROGAS ILEGAIS, 


enganamo-nos no conforto de nossa hipocrisia que somos honestos e trabalhadores, quando ao nosso lado, ou por nosso vício muitos morrem dia após dia.
Deus criou os homens no mundo com um propósito, o de vivermos em harmonia e paz, criou-nos para que pudéssemos viver em amor e união, e o que fizemos, pecamos. Mesmo hoje tendo e conhecendo os caminhos do pecado insistimos e tal qual Adão não assumimos nosso pecado, muito pelo contrário, buscamos justificá-lo, hoje se o jovem rouba ou mata é fruto da sociedade, e ele se justifica porque não pode ter determinado bem, o homem se droga buscando a paz e a unidade espiritual, ou para descobrir novos horizontes em sua mente, e somente encontra escravidão e servidão ao mundo, tornando escravo de si mesmo e de suas ansiedades, e com isso morre sua espiritualidade, e uma vez com seu espirito morto, ele é apenas carne preambulando por onde passa, já esta morto, apenas sua carne não sabe disso.
O materialismo que nos cerca e é transferido como valor, é o grande responsável pela infelicidade coletiva, vivemos hoje em prol do ter e não do ser, incorrendo no velho erro e golpe da maçã, que é o de querer ser algo que jamais podemos ser.
A ciência, notória por trazer a excelência das descobertas e o brilhantismo da mente humana, por sua vez questiona a existência de Deus, refutando-a, e então provam por A+B determinadas teorias como certas e ao passar de anos ou décadas, caem por terra tais provas quando descobrem que o que antes era certo então já não mais é, e uma vez voltando a bíblia encontramos por exemplo a criação dos répteis e dos grandes mamíferos antes da criação do homem, e isso já explicaria aos dinossauros fossilizados, assim como aos grandes mamíferos, ou seja as grandes baleias:
E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus. E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra. E foi a tarde e a manhã, o dia quinto. Gênesis 1:20-23



O projeto de Deus para conosco ao longo dos tempos sofreu alterações? Não! O projeto é o mesmo, o que houveram foram alianças que se fizeram necessárias para que pudéssemos ser salvos, uma vez que o pecado não pode entrar no reino de Deus, o pecado é o responsável pela quedas, foi assim com Lúcifer, foi assim com Adão e só não foi para nossa extinção em Cristo pois, Jesus Cristo resistiu a tentação, observemos que Cristo Jesus estava a 40 dias sem alimentar-se e no deserto, e mesmo sabendo de todo seu poder, o diabo se aproxima e pede a Jesus que transforme as pedras em pães, para provar ao diabo que Ele Jesus Cristo era verdadeiramente Filho de Deus, com a negação de Cristo, o diabo o leva ao alto e pede para que se jogue, para que os anjos do Senhor o ampare, mais uma vez derrotado o diabo, ele então oferece o mundo a Cristo, porque o mundo segundo a bíblia nos diz, é do diabo, e então Cristo o nega e ele se afasta, observemos que o mundo é do diabo, não a terra.
E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão. E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus. E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo. E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero. Portanto, se tu me adorares, tudo será teu. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás. Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; Porque está escrito: Mandará aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem, E que te sustenham nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus. E, acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo. Lucas 4:3-13



Do pecado original até a ultima aliança em Cristo Jesus, Deus fez 8 alianças sendo elas:

1) Deu ao homem responsabilidade da multiplicação, povoar a terra e sujeita-la. Recebeu autoridade sobre toda vida animal. Seu trabalho era cultivar o jardim do Éden, comer de seus frutos, exceto o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Aliança Edênica (Gn 1.25,30; 2.16,17);
2) Depois da queda do homem, Deus amaldiçoou a serpente, colocou inimizade entre ela e a mulher e entre satanás e Cristo. A mulher teria dores no parto e estaria sujeita ao marido. A terra foi amaldiçoada e o homem teria que cultivá-la. Ao final da vida o homem retornaria ao pó, donde veio. Aliança adâmica (Gn 3.14,19);
3) Deus prometeu a Noé nunca mais amaldiçoar a terra ou destruí-la, como sinal Deus criou o arco-íris. Esta aliança também incluía a criação de um governo humano com poder para aplicar a pena de morte. Deus estabeleceu a estações do ano, ordenou o repovoamento da terra. A partir de então, a carne passa a ser alimento. Deus amaldiçoou o filho de Cam, Canaã, e o condenou a ser servo de Sem e Jafé. Deus favoreceu Sem, colocando-o na linhagem do Messias. Aliança noética (Gn 8.20; 9.27);
(4) Deus manisfesta-se por meio de um “fogareiro fumegante e uma tocha de fogo”. Esse fato é extremamente significativo já que o costume da época indicava que numa aliança as partes deveriam demonstrar seu compromisso com as condições daquela aliança. Deus, porém, não estipulou nenhuma condição para Abraão. Deus faria independentemente de quão piedosos sejam os descendentes de Abraão. Promessas de Deus para Abraão: uma grande nação (Israel); bênçãos pessoais para Abraão; um nome de destaque; fonte de bênçãos; promessas para os amigos e maldição para inimigos; bênçãos para as nações (cumprida por meio de Cristo (Gn 12.3); posse eterna da terra conhecida como Canaã; inúmeros descendentes (naturais e espirituais); pai de números reis e nações, por meio de Isaque e Jacó e um relacionamento especial com Deus. Aliança abraâmica (Gn 12.1,3; 13.14,17; 15.11,8; 17.1,8).
5) Dez mandamentos, regulamentações sobre a vida comunitária em Israel; decretos sobre a vida religiosa. Esta aliança é para Israel e não para os gentios, chamada “lei enferma pela carne Rm 8.3ª.” Nove dos dez mandamentos são citados no NT, exceção ao sábado. Aliança mosaica (Ex 19.5; 20.1,31; 18).
6) Deus prometeu a Davi o reinado eterno e a descendência de um trono real. Não havia dependência ou retidão de Davi nesta aliança. Cristo é o herdeiro legítimo ao trono de Davi por meio de Salomão, conforme registro na genealogia de José (Mt 1). Cristo é descendente de Davi por meio de Natã, genealogia de Maria (Lc 3). Seu reinado de mil anos na terra será incorporado ao seu reino eterno. Aliança davídica (2Sm 7. 5,19).
7) Com Salomão a aliança era incondicional em relação ao reino eterno de Deus, mas condicional no que diz respeito aos descendentes de Salomão ocuparem o trono (1Rs 8.4,5; 2Cr 7.17,18). Cristo não pertence a linhagem de Salomão, caso contrário sofreria a maldição imposta a Conias(Jr22.30). Aliança salomônica (2Sm 7.12,15; 1Rs 8.4,5; 2Cr 7.11,22).
8) Nova eterna Aliança Jesus Cristo. (Jr 31.31,34; Hb 8.7,12; Lc 22.20).



Nenhum comentário:

Postar um comentário