terça-feira, 28 de janeiro de 2014


A FÉ E A IGREJA, QUEM SOMOS?                                  (Roberto Mariano)



Fé é aquilo que acreditamos como verdade absoluta, crendo piamente, sem contestação ou provas cabais, crer, fechar os olhos e seguir, crente que alçará o objetivo, ou ao menos fazer o melhor para chegar ao resultado, fé, devoção, adoração.
Acreditar não somente, mas ter a certeza a convicção que a verdade absoluta esta dentro daquilo que projetamos, provando a si mesmo que não há enganos com relação à verdade, pois a verdade é única, a verdade é soberana, a verdade é autentica.
Ao movermo-nos pela fé, conceitos dúbios, ações que possam ferir a verdade, posto que a verdade seja única, deixam de fazer parte do caráter do homem, pois, ao mover-se  pela verdade, a integridade e os valores morais, tendem a sobressair a tudo que não faz parte daquilo que baliza a fé, assim sendo a fé e a verdade estarão  juntas, pois como não há meias verdades, não há também meia fé.
Para o homem acreditar muitas vezes tem de ir além do ver, tem de tocar, tem de sentir, tem de provar, e embora para o homem crer tenha-se de ter varias provas, muitas vezes para não crer, basta uma pequena duvida que seja plantada e que não vá de encontro à verdade, pois, as conveniências do caráter humano, tende a buscar justificativas para confortar aquilo que sabiamente ser meia verdade, ou mesmo completa mentira, porém, para se ter a consciência tranqüila, troca-se a verdade pela mentira, e um falso descanso se projeta, mesmo que seu espírito se contorça a noite, pois, a verdade não estando cravada no coração, a falta de fé é alimentada pela mentira, que por sua vez deixa de existir, pois, somente a verdade pode ser companheira da fé.
Para se buscar a verdade, devemo-nos abrir-se aos canais do conhecimento, canais estes, que são iluminados pela fé, e aprofundados pelo Espírito Santo, que trás a luz ao entendimento puro, pois, se a fé balizada pela verdade, ela torna-se absoluta, na certeza de estar distante do engano, e caminhando nos trilhos certos da justiça, que é parceira eterna da verdade, pois onde há verdade, há justiça.
E onde a justiça impera, imperará o amor, pois o amor é justo e sem preconceitos, sem máculas, o amor puro e verdadeiro é resultado da fé autentica, o homem que descobre o amor, jamais ira faltar com a verdade, assim como jamais abalara sua fé, independente do que se viva ou aconteça, pois a fé ensina tanto a viver por, como a morrer por ela, a fé é inabalável, incorruptível, não se coloca preço na fé, não tem como medir a fé do homem justo e verdadeiro.
Para tanto, devemos conhecer os valores da fé, conhecer os valores que Deus quer que tragamos em nossos corações, Deus deixou para o homem tudo aquilo que espera de nós, deixou para nós, tudo claramente explicito, ao estudarmos as escrituras, deparamo-nos com os conceitos da verdade e assim como ele personificado na pessoa de Jesus Cristo disse: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” (Jo 8:32).
Estando firmes na verdade, estaremos firmes na justiça e no amor, pois, só aprenderemos a amar incondicionalmente se nos alicerçarmos na verdade, Deus criando-nos a Sua imagem e semelhança quis gerar homens verdadeiros e justos, espelhos de sua pureza e santidade, homens gerados no poder e na força, revestidos da glória do alto.
Ao criar-nos, através da Sua infinita bondade e graça, nada exigiu em troca, mesmo assim o coração covarde e corrupto deixou-se enganar pelas coisas mundanas, pelas paixões terrestres, desprezando a graça vinda do Pai, contudo, ao materializar-se homem mortal em meio de nós, pagou alto preço para que possamos ser resgatados as origens da criação, ai sim, para tanto devemos estar alicerçados na verdade e justiça.
Comum hoje é vermos milhares de denominações religiosas, bem como denominações de cargos, que cada qual a sua doutrina trás hierarquias de poder, homens que se vestem do Espírito para doutrinar, para evangelizar.
Dentre os milhares de denominações, claro que o coração corrupto se aproveita da inocência e também da fé daqueles que procuram a verdade e a justiça, gerando dúvidas, gerando ateísmo, gerando idolatrias baratas, pois somente Cristo tem o poder de salvação, e somente Cristo pode nos salvar, pelo preço que pagou na cruz, por cada um de nós.
Toda igreja trás consigo a santidade e o pecado, toda igreja sem exceção, nenhuma igreja poderá testemunhar sua santidade sem antes reconhecer todo o seu pecado, pois, a igreja somos nós, desde o mais alto clero, ao mais humilde servil. Romanos 2:16 diz, No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho. Virá o dia em que Deus julgará, não apenas as coisas que você fez (que os outros homens viram), não apenas as palavras que você falou (que os outros homens ouviram), mas Deus julgará também os segredos do seu coração.
(João 1:9). A palavra de Deus não está escrita somente num livro, mas também está escrita nos corações dos homens que Deus criou. Você sabe, em sua consciência, que Deus existe. Você sabe, na sua consciência, que Deus é Todo-Poderoso. Você sabe, na sua consciência, que Deus é seu Criador. Você sabe, na sua consciência, que um dia você vai estar diante de Deus. E você sabe, na sua consciência, que você pecou contra ele.
Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados (Romanos 2:12).

A Bíblia deixa claro que nossa consciência conhece nossos pecados, quer tentamos esconde-lo, quer tentamos justificá-lo, nós conhecemos nossos pecados, pois guardamos em nós nossos segredos, segredos estes que nos leva para longe do Pai, segredos estes que nos afasta da justiça, segredos estes que corrompem a verdade, segredos estes que nos impede de amar.
Todos nós seremos julgados de acordo com nossas obras, e nossas obras são frutos de nossa fé, por sua vez nossa fé é fruto da verdade, e nossas verdades são testemunhas de nossa justiça, assim sendo cada qual será julgado por Deus de acordo com suas obras.
É impossível amar a Deus se ressentindo do próximo, como é impossível amar a Deus compactuando com o que Deus condena, pois, todos nós devemos nos afastar do pecado, pois o pecado não agrada a Deus, e se não buscamos agradar a Deus, como poderemos amá-lo?
Amar a Deus sobre todas as coisas, então nossa devoção é determinada a partir do nosso acordar até a hora de dormir, nossos dias devem ser entregues nas mãos do Senhor, para que possamos ser soldados de seu evangelho, para que possamos anunciar a presença de Deus em nós, deixar Deus tomar posse de nossas vidas, e assim, servi-lo, como honorável que é, como onipotente que é, como Senhor dos senhores que é, Pai de toda criatura, Senhor de toda criação.
Se ressentimo-nos com nossos semelhantes, não podemos amar a Deus, se levantamos falso, sobre nosso semelhante, não podemos amar a Deus, se mentimos, se adoramos falsos deuses, se idolatramos, se somos escravos de vícios, amantes das coisas mundanas, se somos escravos do dinheiro, da ostentação, do orgulho, não poderemos amar a Deus.
Todo homem conhece em seu coração suas culpas e falhas, todo homem sabe em seu coração das suas injustiças, reconhecendo a Deus nossos pecados e pedindo perdão aos irmãos por nossos pecados contra eles, retratando-se, pagando suas dividas aqui, estaremos nos completando na conversão, estaremos demonstrando o amor do Pai por nós, espelhado assim a presença do Espírito Santo em nós.
Pagar nossas culpas aqui na terra, para que tenhamos presença santa diante do Senhor! E assim diz as escrituras "Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito." (Romanos 8:1)
Caminhar segundo o Espírito é caminhar segundo as leis de Deus, mesmo que as leis não sejam maiores que as promessas, são pelas leis que alçamos a santidade e salvação, caminhar segundo o Espírito requer conversão diária, requer zelo pela sua vida e dos que os cercam, requer testemunhar a todo instante a vitória em Cristo Jesus, ter retidão, justiça, verdade, mover-se com amor, pelo amor e para o amor, de Deus.
Não podemos aceitar “modernidades” na comunidade cristã, pois Deus não pode ser ultrapassado, nem pode ser atrasado, arcaico, Deus é atual, ELE é Deus, ontem, Deus hoje, e Deus amanhã, nossas igrejas não podem se ajustar a evangelizar pelo pecado para ganhar adeptos, quem faz isso são seitas.
Nossas igrejas não podem e não devem se ajustar a “modernidade” para ter fiéis, nossas igrejas não podem mais pecar, nossas igrejas não podem mais fazer cruzadas sujas e sanguinárias por vis interesses, não podemos mais queimar bruxas, como não podemos compactuar com as artimanhas do demônio, teologias que pregam riquezas ao invés de Cristo, que pregam aceitar se sujeitar a pecados ao invés de CRISTO com a desculpa que o mundo mudou, não é e nem pode ser a igreja de NOSSO SENHOR.
Pois, conhecereis a verdade e a verdade vos libertará, com Deus não se faz acordos, com DEUS não se brinca, e DEUS não pode ser ajustado às vaidades humanas, nós cristãos leigos devemos buscar nossas raízes, atendendo ao chamado de nosso Pai, devemos resgatar fiéis para Cristo e não para templos, «... “Expulsou todos os que ali vendiam e compravam, derribou as mesas dos cambistas, e as cadeiras dos que vendiam as pombas; e disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a fazeis covil de salteadores.» (Mateus 21:12-13)
Jesus Cristo instituiu a igreja através de Pedro, porém a ela não denominou, não colocou sobre ela placa alguma, pois, Ele queria Sua Igreja na presença de cada comunidade, na presença de cada cristão, na presença de seus filhos, semelhança de sua Imagem,  pois nós somos o templo de Deus, e como templos de Deus devemos viver de acordo com o Espírito de Deus, atentos ao seu evangelho, seguidores de seus mandamentos.
Todo cristão deve seguir sua igreja, e todo cristão deve ser igreja presente e viva, estar o tempo todo em sintonia com sua fé, em oração, vivendo através do Espírito e não da carne, pois como convertidos, já não mais pertencemos ao mundo, embora vivamos no mundo, e sim pertencemos a Deus, aguardando seu chamado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário