terça-feira, 25 de outubro de 2016

Vamos falar de José!
E José foi levado ao Egito, e Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda, homem egípcio, comprou-o da mão dos ismaelitas que o tinham levado lá.
2 E o SENHOR estava com José, e foi homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio.
3 Vendo, pois, o seu senhor que o SENHOR estava com ele, e tudo o que fazia o SENHOR prosperava em sua mão,
4 José achou graça em seus olhos, e servia-o; e ele o pôs sobre a sua casa, e entregou na sua mão tudo o que tinha.
5 E aconteceu que, desde que o pusera sobre a sua casa e sobre tudo o que tinha, o Senhor abençoou a casa do egípcio por amor de José; e a bênção do Senhor foi sobre tudo o que tinha, na casa e no campo.
6 E deixou tudo o que tinha na mão de José, de maneira que nada sabia do que estava com ele, a não ser do pão que comia. E José era formoso de porte, e de semblante.
7 E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os seus olhos em José, e disse: Deita-te comigo.
8 Porém ele recusou, e disse à mulher do seu senhor: Eis que o meu senhor não sabe do que há em casa comigo, e entregou em minha mão tudo o que tem;
9 Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?
10 E aconteceu que falando ela cada dia a José, e não lhe dando ele ouvidos, para deitar-se com ela, e estar com ela,
11 Sucedeu num certo dia que ele veio à casa para fazer seu serviço; e nenhum dos da casa estava ali;
12 E ela lhe pegou pela sua roupa, dizendo: Deita-te comigo. E ele deixou a sua roupa na mão dela, e fugiu, e saiu para fora.
13 E aconteceu que, vendo ela que deixara a sua roupa em sua mão, e fugira para fora,
14 Chamou aos homens de sua casa, e falou-lhes, dizendo: Vede, meu marido trouxe-nos um homem hebreu para escarnecer de nós; veio a mim para deitar-se comigo, e eu gritei com grande voz;
15 E aconteceu que, ouvindo ele que eu levantava a minha voz e gritava, deixou a sua roupa comigo, e fugiu, e saiu para fora.
16 E ela pôs a sua roupa perto de si, até que o seu senhor voltou à sua casa.
17 Então falou-lhe conforme as mesmas palavras, dizendo: Veio a mim o servo hebreu, que nos trouxeste, para escarnecer de mim;
18 E aconteceu que, levantando eu a minha voz e gritando, ele deixou a sua roupa comigo, e fugiu para fora.
19 E aconteceu que, ouvindo o seu senhor as palavras de sua mulher, que lhe falava, dizendo: Conforme a estas mesmas palavras me fez teu servo, a sua ira se acendeu.
20 E o senhor de José o tomou, e o entregou na casa do cárcere, no lugar onde os presos do rei estavam encarcerados; assim esteve ali na casa do cárcere.
21 O Senhor, porém, estava com José, e estendeu sobre ele a sua benignidade, e deu-lhe graça aos olhos do carcereiro-mor.
22 E o carcereiro-mor entregou na mão de José todos os presos que estavam na casa do cárcere, e ele ordenava tudo o que se fazia ali.
23 E o carcereiro-mor não teve cuidado de nenhuma coisa que estava na mão dele, porquanto o Senhor estava com ele, e tudo o que fazia o Senhor prosperava.
COMO JOSÉ!
O que devemos concluir desta leitura, amados e queridos irmãos!
Esta leitura nos mostra a fidelidade de Deus para conosco, quando fiéis somos para com: ELE!
José fora injustiçado, preso pelos próprios irmãos, por ser o mais moço, por ser o mais querido, e porque sonhara que estaria acima deles, num presente em que a primogenitura era quem falava mais alto. Embora a primogenitura tenha prevalecido por muitos séculos e milênios, iremos perceber que no Evangelho de Jesus Cristo ela é inteiramente descartada posto que DEUS nos ama por igual e Jesus Cristo morre na cruz por todos e Jesus Cristo nos pede para amarmo-nos uns aos outros da mesma forma que nos amarmos, claro, amando a Deus antes de qualquer coisa, até mesmo sobre nossos filhos, a exemplo de Abraão, pais, possessões materiais e etc.
José era um homem (menino) livre, até ser aprisionado e vendido como escravo, a bíblia não narra como foi sua trajetória até o Egito, como sentia-se, o que pensava, o que sofria, isso leva-me então ao livro de Jó, e o exemplo de Jó, que suportou as adversidades sem jamais blasfemar contra Deus, então vejo em José, o mesmo Jó, resignado, acorrentado, humilhado, castigado, mais sem voltar-se contra o Criador.
Em seu coração poderia então ouvir os porquês, poderia ouvir : porque fizeram isso comigo, me desnudaram, me amarraram, e para meu pai estarei morto, agora numa terra estrangeira, talvez até sem falar a língua.
Meu Deus o que será de mim? Então vem a resposta em seu coração, de mim Senhor, será aquilo que o Senhor fizer, pois és o Deus do meu pai, do pai do pai dele e do pai, do pai, do pai dele, e somos prometidos a ti Senhor como grande e volumosa nação.
E assim vejo-nos em Cristo na adversidade, o que será de nós Senhor Jesus Cristo? Será aquilo que o Senhor quiser, pois é nosso Deus e Senhor.
Então José vai para a casa de Potifar, onde começa a servi-lo, em retidão, porque se assim não o fosse jamais teria sido elevado ao status a qual alcançou, mais já não chegou lá com tal status e sim o conquistou, em retidão e perseverança primeiramente em Deus, sem blasfemar, sem injuriar, sem render-se aos deuses egípcios da época, e talvez tenha iniciado lavando latrinas, colhendo dejetos de porcos (a exemplo do filho pródigo) realizando os afazeres mais “desonrosos” até então, mais em resignação e fé, porque mesmo nas adversidades, mesmo quando estamos caídos no fundo do poço, nus, desprotegidos, feridos, injuriados e injustiçados muitas vezes pela própria família, Deus estará conosco.
Mesmo quando somos escravos, pois, muitos de nós o ainda é, escravos das bebidas, das drogas, dos jogos, dos programas televisivos, novelas, fofocas, mesmo assim Deus pode nos libertar, mesmo quando no mais profundo dos poços.
E assim, ao tempo de Deus, é construído um novo tempo, e se nos resignarmos a ELE, sem ofendê-Lo, sem injuriá-Lo, iremos nós sim termos nosso galardão, porque Deus é galardoador daqueles que O amam verdadeiramente.
E assim amados, José cresce na casa de Potfar, e fiel a Deus é assediado por satanás que quer destruí-lo, a exemplo de Jó, então busca seduzi-lo a exemplo de Eva, desta feita, na figura de sua senhora, esposa de seu senhor a qual resignou-se em servir, e como homem temente a Deus, foge para longe, mais satanás é insistente e então o acusa falsamente e mais uma vez, José se vê no fundo do poço, desta vez na prisão, onde certamente foi humilhado, espancado, temeu por sua vida e embora mesmo assim resigna-se a aceitar sua condição, porque tem ao seu lado, DEUS!
Com certeza leva tempo até que ganhe a confiança do senhor carcereiro do rei, que irá ver naquele homem, que irá ver naquele homem outra pessoa e não aquela que tentou violentar a esposa de seu senhor.
Aos poucos ganha a liberdade e em pouco tempo mostrará ser digno de plena confiança.
E assim irmãos, devemos nós trazer as nossas vidas estes exemplos de fé, e trabalharmos com afinco, honrando nossos patrões para que as bênçãos nossas sejam estendidas a todos que nos rodeiam, para que nossas casas prosperem, e não digo isso de forma tão barata quanto a financeira e sim espiritual, lembrem-se que José vivia numa cultura politeísta, onde havia um deus para cada motivo, lembrem-se que José foi prova viva de Deus em meio a deuses de barro, venerados adorados, esculpidos. Viveu numa sociedade onde muitos cultos a falsos deuses poderiam até lhe custar a vida caso não se curvasse, a exemplo da Babilônia de Nabucodonosor, então hoje, devemos nós prosperar na fé, olhando a frente de nosso tempo, olhando em Cristo Jesus, fazendo nossas famílias e amigos, entenderem que somente Jesus salva e que somente DEUS É O SENHOR.
Que a luz do Espírito Santo esteja presente em cada um de vocês, que Jesus Cristo seja o Senhor de vossos caminhos para a presença de Deus Pai, Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário