quarta-feira, 5 de outubro de 2016


Parte 1. Entendendo o evangelho.
E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,                               Atos 2:45,46

Amados! O que tenho a dizer é simples, é lindo, é o evangelho. Entender o evangelho nunca foi tão fácil, mais antes primeiro temos de nos perguntar, quem é Jesus Cristo para nós? Quem é Deus?
Outra questão que teremos de responder realmente é: qual é mesmo o Deus que estamos dispostos a servir? É fato que há um único Deus, mais há também aquilo a qual erigimos ao status de deus para nós, para muitos é o dinheiro, chegando ao máximo da apostasia ao colocá-lo no altar de Deus, enfim, compreender o evangelho nos trás a uma luz e a uma segurança plena, assim como percebemos que muitas traves vão caindo de nossos olhos.
Nos quatro evangelhos não vemos a Cristo buscar poder político e tampouco defende-lo de forma alguma, assim como não observamos Ele, o Cristo, acusar as pessoas com qual conviveu por seus erros e sim, acusar os líderes religiosos da época que assim como hoje, estão ai muitas vezes para desviar do caminho e apagar a chama, do que mostrar o caminho e acender uma luz.
Queridos! Observemos que Jesus Cristo caminhou pela terra, exortando a quem a ELE dava ouvidos de que era preciso amar, amar as pessoas como amamos a nós mesmos, amar nossos inimigos, amar verdadeiramente uns aos outros, entregando-se plenamente a este ideal sem ressalvas.
Vendiam as suas propriedades e os seus bens, e dividiam-nos por todos, segundo a necessidade de cada um”                       Atos 2-45.
Isso quer dizer então que tenho de vender o que possuo? Não necessariamente, desde que o que você possui, você possua e não seja possuído por isso, ou seja, é correto cada um de nós ter nossas casas, nossos carros, nossos bens, porém é necessário que não façamos disso nosso deus, é importante que as coisas sejam apenas coisas, como sapatos e roupas que usamos para serem descartados um dia, assim, nossas casas e conquistas pessoais de maneira alguma devem estar acima do amor comum.
Como então viver o amor comum, ora, não é certo ficarmos em igrejas pedindo a Deus por coisas e bens, fazendo campanhas, novenas, intenções, orações, jejuns em busca de coisas consumáveis e sim, devemos buscar a Deus pelo amor.
Cristo nos alerta para isso na passagem de Lázaro:
Gritou, então: - Pai Abraão, compadece-te de mim e manda Lázaro que molhe em água a ponta de seu dedo, a fim de me refrescar a língua, pois sou cruelmente atormentado nestas chamas. Abraão, porém, replicou: - Filho, lembra-te de que recebeste teus bens em vida, mas Lázaro, males; por isso ele agora aqui é consolado, mas tu estás em tormento.
Deste mundo nada levaremos, nem mesmo nossos corpos, mais esta passagem deixa claro que nesta vida muitas vezes os bens são nossas perdições, muitas vezes ficamos tão cegos em ter, em possuir, que nos deixamos ser possuídos pelas coisas findáveis e deixamos então de nos deixar preencher pelas coisas infindáveis, que é o EVANGELHO, e entender o evangelho me deu uma alegria imensa, pois, ao compreende-lo fiquei maravilhado com a grandeza de Deus, em como nos mostrar a viver plenamente a felicidade nesta vida, como aquecimento para eternidade.
Deus não quer que peçamos coisas, embora nos dê, mais Deus espera que demos muito mais que peçamos, sabe aquele mendigo do semáforo que sempre negamos, pois é, mesmo sabendo que ele irá beber, devemos nós, dar aquela moeda que talvez venhamos nós a beber com ela, e sabe aquele Deus te abençoe em agradecimento, será mil vezes na tua conta espiritual, e a felicidade gerada pelo Deus te abençoe é impagável.
Devemos nós vivermos então voltados para nos ajudar, numa corrente do tipo, José ajuda o João que ajuda o Pedro que ajuda o Antonio que ajuda o Joaquim e assim sucessivamente, e mesmo aquele que aparentemente nada tenha a oferecer, acredite, ele tem, e sempre o Deus te abençoe será eternizado em nossas vidas, com nossas bênçãos garantidas, a exemplo de Jacó.
Jacó ficou só; e alguém lutava com ele até o romper da aurora.
Vendo que não podia vencê-lo, tocou-lhe aquele homem na articulação da coxa e esta deslocou-se, enquanto Jacó lutava com ele. E disse-lhe: "Deixa-me partir, porque a aurora se levanta." "Não te deixarei partir respondeu Jacó, antes que me tenhas abençoado."                                          
Gênesis 32:24-26
Jesus Cristo espera que sigamos o Seu exemplo, e que antes mesmo que peçamos, possamos dar, porque ao darmos iremos receber. Muitas vezes ou na maioria delas, temos muito mais do que precisamos, mais em nossos corações alimentamos o querer sempre mais, e com isso aprofundamos nossas dividas e desilusões, ter apenas o essencial e repartir com os que não tem, isso nos leva a outra revelação divina.
É necessário que haja ricos, pobres, miseráveis, é divino isso, não pode e nem irá haver uma igualdade social neste mundo, porque se assim houvesse, os pecados de Adão e Eva seriam perdoados, ora, no único lugar que pode haver equilíbrio para tal igualdade é no paraíso.
É necessário que haja, mesmo porque tais diferenças são culpas nossas mesmo, antes de mais nada, o conforto a qual me condiciono, ou o que me excede é o resultado de falta para outro.
Por isso é importante que haja tais diferenças, para que possamos exercitar o amor de nós uns para com os outros.
O que não me é essencial, é necessário que eu reparta com o que não tem, isso é amor, um empresário tem de ter sucesso e é louvável que o tenha pois, ele é provedor de muitas famílias, logo é injusto pensar que o empregado tenha que ter as mesmas regalias que o empregador, mesmo porque ao empregado cabe fazer sua tarefa bem feita, ao empregador compete  gerir e garantir que seus empregos mantenham-se, assim sendo, devemos nós não sermos soberbos e sim obedientes, se é errado ser rico, de maneira alguma, mais ao que : Mas aquele que, ignorando a vontade de seu senhor, fizer coisas repreensíveis será açoitado com poucos golpes. Porque, a quem muito se deu, muito se exigirá. Quanto mais se confiar a alguém, dele mais se há de exigir. Lucas 12:48
 Assim concluímos que devemos orar por nossos empregadores, buscando sempre ser agradável a eles, para que mantenham nossos empregos, fazendo com amor aquilo a que nos propusemos a fazer.
Assim como ao empregador é mister que faça caridade, que tenha o seu coração voltado em Cristo, porque se Deus o honra em seus negócios é essencial que ele também honre a Deus em suas atitudes.
Dar uns aos outros é o exemplo perfeito de harmonização deste amor de Cristo, se eu ajudo o irmão x, por sua vez o irmão x , retribui para o irmão y e assim sucessivamente, logo, viveremos uma dádiva de Deus que é o evangelho.
Se deixarmos a mesquinharia de nossos dias, buscando cada vez mais ter e não dar, estaremos trilhando um caminho perigoso para nossas vidas.
 Respondeu Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me!  Mateus 19-21.

Porque Jesus impõe esta condição? Porque o Jovem era muito rico, muito apegado as coisas, muito ligado ao que é findável, veja João, o notório e ultimo profeta de Cristo, que vivia no deserto, alimentando-se de gafanhotos e mel silvestre.
A singeleza sempre esteve presente na vida de Deus para conosco, mesmo porque se assim não tivesse, nós não seriamos salvos.



Parte 2.
Unidos de coração freqüentavam todos os dias o templo. Partiam o pão nas casas e tomavam a comida com alegria e singeleza de coração,  Atos 2:46
Devemos observar com atenção esta parte, pois, a comunidade dos primeiros cristãos, mantinham uma vida ativa no templo, sendo igreja dentro da igreja, para que nossas limitações não aflorassem sobre o espírito. Orarmos uns pelos outros garantirá nossa fortaleza. O Deus lhe abençoe do mendigo bêbado, com certeza lhe será mais benéfico que um prêmio isolado da mega sena, quem não se lembra do caso da mulher que mandou matar o marido que havia ganho tal prêmio, ora, nem sempre o dinheiro é benção, e quase nunca o é, claro que na sociedade consumista, até mesmo os comunistas se rendem a ele. Enfim, olharmos atentamente para nosso irmão, não com olhares de acusação, desejos, juízos nada que seja humano e sim, olhar para nosso irmão como o olhar espiritual, olhar para que nosso irmão não caia, cuidando obviamente para que não sejamos nós a cair quando: passamos a cuidar de suas vidas pessoais, isso jamais, para cada um que cuide do próprio pecado. Olhar para nosso irmão é exortá-lo a trabalhar para o reino, incentivá-lo a ir no templo, a orar juntos, a caminhar juntos, a buscar a Deus juntos, a discutir o evangelho juntos, aprendendo e ensinando.
Quanto aos seus hábitos, que cada um julgue em si o que é correto.
Jesus nos quer ativos na caminhada, e nosso objetivo é ganhar almas, nosso objetivo e levar a boa nova a toda criatura.
Não reter a palavra de Deus é fundamental, e essencial é que a pratiquemos, e praticá-la no verdadeiro exercício da fé, buscando ajudar uns aos outros, com bens, alimentos, palavra, conforto.
Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver. Mateus 25:35,36
Entendo que o evangelho é simples, seguir a Deus é fácil, ELE já perdoou nossos pecados, porque sabe que somos pecadores irreparáveis, mais sabe também que através do amor e só através do amor podemos escapar do pecado, e como viver a plenitude do amor sem ajudarmo-nos uns aos outros? Impossível, por isso mister é que haja as diferenças entre nós, sendo as sociais as maiores delas.
E assim como Jesus jamais quis consertar o mundo e sim salvar as pessoas, devemos nós seguir seu exemplo, salvar as pessoas, porque o mundo já esta perdido, e tais palavras são do mestre Jesus:
O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno; Mateus 13:38
Mais à frente João nos explicará de forma clara como é nossa relação com o mundo.
Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno. 1 João 5:19
Amados!
Buscar esta intensidade na fé, irá a cada dia nos esclarecer diante das coisas de Deus, fazer com que o importante seja Deus e não as coisas é essencial, para que aprendamos a caminhar na direção certa. E esta estrada esta nos pedindo conversão neste momento, esta nos pedindo para que ajudemo-nos para que criemos formulas e serviços para que mutuamente possamos trabalhar em prol de almas, deixando ao mundo as coisas do mundo e buscar fervorosamente as coisas de Deus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário